terça-feira, 13 de junho de 2017

San Pedro de Atacama - Surreal



O deserto de Atacama  é considerado o mais seco e segundo alguns especialistas, o mais velho do planeta. Realmente é muito seco, eu fiquei sem saliva na boca durante a noite.
Neste lugar foram descobertas as múmias mais antigas do mundo: as múmias da cultura Chinchorro, com mais de 7 mil anos de idade.  Segundo o que conta os moradores começaram a brotas “cabelos” do chão em frente a igreja, daí descobriram que eram as múmias.

Com menos de 6 mil habitantes, San Pedro é um povoado minúsculo, localizado em um pequeno oásis do deserto do Atacama.
Apesar do grande movimento de turistas, a cidade é tranquila. Suas ruas de terra e casas de barro te dão a sensação de ter voltado vários anos no tempo. O povo é humilde e tem muitos cachorros na rua, que são cuidados pelos moradores e seguem você até o seu hotel, uma graça!!
Curiosidades: Pode parecer piada, mas é verdade: existe uma lei municipal em San Pedro que proíbe dançar na cidade. Perguntei porquê a uma moradora local e ela me disse que antigamente São Pedro era um cemitério e por respeito aos mortos não podia dançar!
Você não vai encontrar festas e baladas por lá. Mesmo nos restaurantes com música ao vivo, se você levantar e começar a dançar, alguém pode pedir para você parar.
Se quiser participar de festas em San Pedro, pergunte pelas festas clandestinas, mas um aviso, segundo informações de moradores locais rola drogas. É comum o pessoal se organizar para fazer uma balada no meio do deserto, por exemplo. Apesar de ilegais, elas não representam nenhum perigo ao turista: se a polícia aparecer, a festa vai acabar e os organizadores vão ser multados. Os participantes da festa simplesmente terão que deixar o local e voltar para seus hotéis. Ah!! Não pode beber na rua também.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá adorei as informações.
qual o melhor passeio que você fez em San Pedro ?