quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dolina Milagrosa


Dolina Milagrosa em Cáceres. Essa lagoa é um local diferente e que chama a atenção de mergulhadores brasileiros e estrangeiros, pois ainda não foi encontrado o fundo da dolina. Alguns mergulhadores profissionais conseguiram chegar a marca de 220 metros, mas não tiveram indicio do seu fim.

As cores das águas oscilam entre o azul e o verde, dependendo da época do ano, e possuem uma alta visibilidade que chega a mais de 60 metros.

Para chegar ao local é preciso percorrer uma trilha de dificuldade moderada, de aproximadamente 1.550 metros, descer 200 degraus de escada para, então, ter acesso à bela lagoa. Fui em maio e a água estava azul.

A origem do nome Dolina Milagrosa, deve-se ao fato de suas águas terem sido usadas para curar as enfermidades de escravos fugitivos da Fazenda Jacobina, localizada na região.
 
Quanto a sua misteriosa formação algumas pessoas acreditam que foi um meteóro que caiu na terra há muitos milhares de anos, formando este enorme buraco em um dos morros da região. Enquanto outros, mais cautelosos, dizem que foi formado por um movimento de placas tectônicas. Há ainda outros que pensam que a formação foi local de aterrissagem de uma, ou de várias, naves espaciais, ou esconderijo de ET’s e outros dizem que era ma caverna que caiu o teto.


Nenhum comentário: