quinta-feira, 2 de maio de 2013

Relógio de Munique - Glockenspiel


Todo mundo que vai a Munique tem que ir a Marienplatz . Um dos grandes motivos para essa visita é o Relógio Glockenspiel (em português seria “jogo de sinos”) que fica no prédio da prefeitura (Rathaus). Óbvio que não é um relógio qualquer, faz parte de um dos pontos de entretenimento na cidade.
Todos os dias centenas de pessoas, na maioria turistas, aglomeram-se na praça para assistir o “show” que acontece na fachada principal. Por mais de 5 minutos às 11h, 12h e 17h (este último horário entre março e outubro) o relógio começa a tocar música e bonecos dançantes de madeira saem de dentro da construção sendo finalizado por um pássaro dourado que surge para piar três vezes.
Tais bonecos são personagens que, nesses poucos minutos, contam um pouco de dois momentos importantes da história da cidade de Munique. Primeiro, na parte de cima da construção, acontece o casamento mais caro e decadente da Idade Média, entre o Duque Wilhelm V e Renata de Lorraine. Depois, na parte de baixo, a Schäfflertanz, uma dança tradicional da Bavária, é dançada por moradores da cidade em comemoração ao fim da peste. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: