domingo, 23 de setembro de 2012

Ponte Charles - Praga


A Ponte Carlos teve sua construção iniciada durante o reinado de Carlos IV, mas foi concluída apenas muitos anos depois, já sob a batuta de Wenceslau IV. A ponte foi conhecida por Ponte de Pedra e Ponte de Praga, e apenas séculos mais tarde foi oficialmente batizada em homenagem ao célebre monarca que a iniciou.
Ela mede 520 metros de comprimento e 10 metros de largura, foi construída para repor uma ponte mais antiga que havia sido destruída durante uma enchente do Rio Vltava, e une os importantes e históricos bairros de Mala Strana, também conhecido como “Cidade Pequena”, aos pés do Castelo de Praga e Stare Mesto, a cidade antiga.
A ponte fazia parte de um grande sistema de defesa da cidade, o que inclui as belas torres góticcas em suas duas extremidades e que ainda hoje podemos admirar. A partir do século XVII, 30 conjuntos de estátuas foram criados ao longo dos arcos que sustentam a Ponte Carlos. Com motivos religiosos, estas estátuas são jóias barrocas e foram inspiradas na célebre Ponte Sant’Angelo, de Roma. 
Assim começando pelas estátuas no lado sul da ponte temos: São Ivo, Santa Bárbara, Margarida e Isabel, Pieta (Lamentação de Cristo), São José com Jesus Max Joseph, S. Francisco Xavier, São Cristóvão, São Francisco Bórgia, St. Ludmila com Venceslau de pequeno porte, São Francisco Serafinský, São Vicente e São Ferrerský Procópio, Bruncvík (A estátua fica de fora a série de estátuas em pedestais),  São Nicolau de Tolentino, São Luitgard ou St. Luitgard, Saint Vojtech, São João da matemática, Felix de Valois e Ivan e  São Venceslau.   
Agora voltando do lado norte da ponte em direção do Old Town Bridge: Madonna e St. Bernard, Bradac (autor desconhecido. Não é uma estátua, mas a escultura localizada na parede de talude entre a Ponte Charles e os Cavaleiros da Cruz mosteiro),  Madona, E S. Domingos Tomás de Aquino,  Calvário Cruz, St. Anna, São Cirilo e Metódio,  São João Batista,  São Norberto, Venceslau e Sigismond,   São João Nepomuceno,  St. Anton Paduánský,   São Judas Tadeu,   Santo Agostinho (estátua retrata o santo, que pisa nos livros heréticos. Em sua mão ele segura um coração em chamas), São Kajetan,  St. Philip Benicius, Saint Vitus e São Cosme e Damião com Salvatore.

Durante todo o dia a ponte é tomada de artistas pintores, retratistas, músicos, performáticos fazendo espetáculos, no final da tarde, a vista da colina do castelo e das torres de proteção formam uma magnífica paisagem de mistério.
Muitos e dramáticos eventos tomaram lugar sobre esta ponte, desde o tratado de paz com os Suecos durante a guerra dos trinta anos, que foi firmado no meio da ponte, até a morte de São João Nepomuceno (Ján Nepomucký na linguagem local), que segundo a tradição foi atirado ao rio para que ali morresse afogado por ordem do rei Wenceslau IV.

A ponte é um dos mais belos locais da cidade, e é considerado por muitos como um dos mais belos monumentos góticos do mundo. 
Como está ponte liga bairros importantes passamos por ela várias vezes, e sempre esta congestionada de turistas pasmados pela sua beleza. Então, se não tirar uma foto boa, não se preocupe passará várias vezes por ela. Ah! Se quiser comprar gravuras para quadros, na ponte tem umas lindas e há também uma moça que vende umas fivelas de madeira para cabelo, lindas e muito diferentes.  

Nenhum comentário: