sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mangue Seco - Bahia

Está a 75KM de Aracaju. Saímos desta cidade em uma van e depois atravessamos em escuna para conhecer o vilarejo.
Mangue Seco é a última praia do litoral norte baiano. A história dessa pitoresca vila de pescadores começou em 1548, quando alguns padres se salvaram de um naufrágio. No século XIX, graças à sua posição privilegiada, desenvolveu-se um intenso e próspero comércio nos seus portos. Em 1930, a maré alta da Baía de Estância invadiu o vilarejo, fazendo desaparecer toda uma rua, com armazéns e sobrados. A partir daí, Mangue Seco parou no tempo. Isolado do mundo, o vilarejo localizado entre a foz do rio Real, o oceano e imensas dunas que se movem com o vento, é um lugar atraente e ao mesmo tempo selvagem e primitivo.
Tradicional Igreja branquinha com portas azuis, imagem lendária de Perpétua da novela
 Tiêta.
Conhecida por ser cenário da novela Tiêta do Agreste, obra de Jorge Amado, a praia de Mangue Seco é calma, bela e tranqüila. A vila de pescadores exala simplicidade, as ruas de areia fina se cruzam na pracinha da Igreja, onde aconteceu a célebre cena de Tieta arrancando a peruca de Perpétua.
O vilarejo é encravado entre dunas deslumbrantes e um mar de beleza natural,
onde o sol reina absoluto e a natureza não foi agredida e é suavizado por uma constante brisa refrescante. A dificuldade de acesso, exclusivamente por barco, torna Mangue Seco um lugar excepcional e único no mundo. 

Nenhum comentário: