terça-feira, 13 de outubro de 2009

Paraty, uma cidade graciosa

Paraty é um município brasileiro no sul do estado do Rio de Janeiro. Entre a serra e o mar. É uma cidadezinha plana, pequena, com um povo humano e acolhedor. No centro histórico, os tempos coloniais mantém-se intacto, com as suas ruelas estreitas, a calçada de pedra irregular, as casinhas térreas alternando com casarões de perfil mais aristocrata e a cor branca sempre presente, ritmada pelos tons azuis, verdes dos rodapés e amarelos.
Muito antiga para os padrões brasileiros, a cidade foi povoada entre 1.533 e 1.560, em 1.667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.
A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.
Passear pelas ruas de pedra da cidade significa passear pela história do país e ver a arquitetura colonial.
A Casa da Cultura de Paraty (foto lado esquerdo acima) é uma homenagem aos paratienses, que conseguiram preservar essa história, e uma porta de entrada para aqueles que querem fazer uma viagem no tempo pela cidade.
A Casa da Cultura de Paraty é administrada pela própria comunidade local, constituída numa organização não governamental, composta das Associações Culturais, as Associações de Moradores e cidadãos interessados.

Nenhum comentário: